Tipos básicos de papel para o seu impresso


A escolha do papel é de fundamental importância para o impacto que você deseja causar com seu impresso, e por isso, é importante escolher com cuidado a partir das diversas opções disponíveis no mercado.

As principais características que devem ser observadas são peso, textura e cor do papel, para que seja feita a melhor escolha para o seu impresso. O peso costuma variar de 50 a 350 gramas, e é isso que determina a espessura da folha. A textura é definida como liso, telado, etc., e as cores são variadas, mas a mais utilizada é o branco. Veja alguns tipos comuns de papeis mais utilizados para impressões:

  • Off-set: Papel branco uniforme, variação de gramatura vai de 56 à 240g. É ideal para impressões de alta tiragem pelo baixo custo, como de calendários, timbrado, etc.
  • Couché: Super resistente, com opções de liso ou fosco, sua gramatura varia de 90 à 300g., ótimo para impressão de folders, panfletos, etc.
  • Reciclato: Trata-se de um off-set reciclado, possui uma cor em tom caramelo, com gramatura variável, de 90 à 240g e muito utilizado para timbrados, blocos de anotações, etc.

Blog-Tipos-De-PapelAgora que você já conhece alguns tipos de papeis, pense na imagem que deseja passar com seu impresso, e já pode escolher o material mais adequado para ele. Lembrando que, papeis de espessuras maiores tendem a ser menos transparentes e ideais para impressão frente e verso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *